Arquivos do blog

Saiu no Diario do Nordeste - Regional


Grupo se mobiliza contra as drogas

Publicado em 19 de julho de 2011
Clique para Ampliar
Coordenação cristã do movimento "Crack, tô fora" reúne-se para articular o trabalho
DIVULGAÇÃO
Movimento religioso mobiliza setores da sociedade na luta contra os efeitos físicos e sociais do crack em Sobral

Sobral. Líderes evangélicos dos Município de Sobral, Massapê e Varjota formaram um grupo de trabalho para encabeçar uma ação contra o crack no Norte do Ceará, a campanha "Crack, tô fora!". A mobilização está prevista para acontecer em setembro e já conta com adesão de mais de 20 entidades públicas e privadas do Ceará.

De acordo com o coordenador do movimento, Wellington Macedo, a proposta visa prevenir e controlar as consequências do uso abusivo de drogas, lutar contra o preconceito, fator que afasta dependentes do tratamento, alertar a sociedade para o perigo no consumo do crack e outras drogas e ainda fazer um trabalho envolvendo educadores municipais e estaduais, além de profissionais de saúde e líderes religiosos.

Para aumentar o percentual nos resultados de recuperação total do indivíduo, é indispensável dar assistência médica, social, psicológica e espiritual. No Norte do Estado não existe um local em que todos esses recursos juntos estejam disponíveis.

Na reunião, lideranças evangélicas declararam apoio ao movimento. E novas reuniões de adesão serão realizadas com prefeitos da Zona Norte, a sociedade médica de Sobral e estudantes da área de saúde, psicologia e ação social.

Deve ser assinado um convênio para que as etapas do tratamento, que vão da desintoxicação até a internação do dependente numa clínica de recuperação, possam estar interligadas. Mas, segundo os organizadores do movimento, para superar a dependência o usuário precisa querer e, em alguns casos, a intervenção familiar é fundamental. A desintoxicação sozinha tem o mínimo impacto na dependência.

Recomendação

Uma das recomendações é que as famílias desenvolvam um relacionamento aberto com seus jovens, o que facilita a percepção da mudança de comportamento. "A reação à descoberta de que seu filho é dependente químico não pode ser radical e violenta e, sim, compreensiva e com a firmeza necessária", enfatiza Wellington Macedo.

O lançamento da campanha "Crack, tô fora!" acontece no próximo dia 28.

Um comentário:

Rádio Som do Céu

Winamp windows Media Player Real Player QuickTime